PT | EN



Calendário:
Ciclo de Recitais
Data:
14/10/2018 17:00 - 19:00
Localização:

Descrição

Compositores do Porto

Curadoria: Ana Maria Liberal

Entrada livre

Ana Filomena Silva - Violoncelo
Professora de violoncelo no CMSM desde 2011.
No entanto, também se apresenta com regularidade a solo e em música de câmara, em salas de renome nacional nomeadamente Casa da Música, CCB, Teatro Municipal Rivoli, Casa Das Artes, Casa Museu Guerra Junqueiro entre outras.
Ana Filomena iniciou a sua aprendizagem musical aos três anos de idade e começou a aprender violoncelo aos seis anos.
Durante os seus estudos musicais, Ana Filomena ganhou alguns prémios em concursos nacionais, incluindo o 1º Prémio Guilhermina Suggia, nível complementar (2008). Na Cerimónia do mesmo, atuou com violoncelo Montagnana (pertencente à violoncelista Guilhermina Suggia). Ainda durante a sua formação, Ana Silva participou em diversas masterclasses em Portugal, Espanha e Itália. Trabalhou com violoncelistas de renome internacional como Daniel Grosgurin, Amit Peled, Aaron Choi, Maria de Macedo, Paulo Gaio Lima, Stefan Popov, Levon Mouradian, Matthieu Lejeune, entre outros. Desde muito jovem, Ana atuou em diversas orquestras, trabalhando com maestros nacionais e internacionais.
Em 2008, Ana Filomena completou o último grau de violoncelo no Conservatório de Música do Porto com a classificação máxima. Sucessivamente, entrou em 1º lugar na classe de violoncelo da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - Porto) onde concluiu a licenciatura em música em 2011, com uma nota elevada.
Em 2014, Ana Silva finalizou o seu Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro e no mesmo ano, foi júri no Concurso Internacional "Alice e Eleonore Schoenfeld" na China.
Em 2015, obteve em França, o Diploma DEM com unanimidade dos júris, onde trabalhou com orientação do violoncelista Romain Garioud. No mesmo ano, foi júri no 2º Festival Internacional de Música em Hong Kong, onde também deu masterclasses de violoncelo e música de câmara.
Recentemente, em 2016, Ana Silva foi júri no 3º Festival Internacional de Música em Hong Kong. Ainda tocou na cerimónia de abertura do mesmo festival e deu masterclasses de violoncelo e de música de câmara, em Shenzhen (China) e em Hong Kong.

Sara Vaz . Piano
Sara Vaz, nascida em 1994, iniciou os seus estudos de música com Helena Côrte-Real. Ingressou no Conservatório de Música do Porto na classe de Fátima Travanca desde o Preparatório até ao 6º grau, tendo tido Maria José Souza Guedes como professora no 7º e 8º graus.
Iniciou a Licenciatura em Música (Piano) na ESMAE com Miguel Borges Coelho, terminando-a, em programa Erasmus, na Musikene, em San Sebastián na classe de Marta Zabaleta. Participou em diversas Master Classes com Imre Rohmann, Andrei Diev, Paulo Oliveira, Jorge Moyano, Joaquin Soriano, Serghei Covalenco, Olga Prats, entre outros. Premiada em vários concursos, destacam-se 1º prémio do Concurso de Piano Olga Prats, 1º prémio no Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, 2º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão.
Foi ouvida e aconselhada pela pianista Helena Sá e Costa.
Atualmente frequenta o Mestrado em Música variante Performance na Universidade de Aveiro na classe do Prof. Álvaro Teixeira Lopes. Prossegue os seus estudos de piano, em regime particular, com Artur Pizarro

 

CR18 180615 web


voltar