PT | EN



Calendário:
Ciclo "Novos Talentos"
Data:
17/11/2018 17:00 - 19:00
Localização:

Descrição

Bilhetes à venda AQUI

Júlia Barahal . Violoncelo
Nascida no Porto em 1995, aos sete anos de idade inciciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, na classe do Prof. Vicente Chuaqui.
Estreou-se como solista, aos 17 anos de idade, com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, sob a direcção de Fernando Marinho. Foi premiada no Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto em 2013.
No mesmo ano, foi admitida à Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Em 2015 participou no programa Grande Valsa da RTP2, com a Camerata de cordas da ESMAE, sendo chefe de naipe dos violoncelos e, ao longo do mesmo ano, apresentou-se diversas vezes como solista com a Camerata. Tem também participado em estágios de orquestra sob a batuta de maestros como António Saiote, Jan Milosz Zarzycki, Bart Bouckaert e Dainius Pavilionis.
Estudou música de câmara com o Prof. Ryszard Wóycicki e participou em masterclasses com Filipe Quaresma, Paulo Gaio Lima, Lluís Claret, Amit Peled, Johannes Moser, Gavriel Lipkind, entre outros.
Em 2016 apresentou-se a solo e em ensemble de violoncelos sob orientação de Johannes Moser no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.
Laureada na 17ª edição do Concurso Internacional Cidade do Fundão, obteve o prémio especial do Governo do Pará/Fundação Carlos Gomes, que possibilitou a sua estreia no Brasil, apresentado as Variações Sobre um Tema Rococó de P. Tchaikovsky, acaompanhada pela Orquestra Jovem do XXXº Festival Internacional de Música do Pará, sob a batuta do maestro Marcelo Jardim.
Foi convidada, também em 2017, para tocar na Recriação do Concerto Inaugural da Orquestra Sinfónica do Porto, nas celebrações dos 100 anos do Conservatório de Música do Porto, acompanhada pela Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, sob a batuta do maestro Fernando Marinho no teatro Rivoli.
Em Outubro de 2017 concluiu a Licenciatura em performance na ESMAE na classe de violoncelo do Prof. Jed Barahal.
Actualmente frequenta o primeiro ano de mestrado na classe do Prof. Jeroen den Herder na Codarts em Roterdão.

Burak Özkan . Violoncelo
O violoncelista turco Burak Özkan começou os seus estudos de violoncelo aos 15 anos de idade. Obteve a sua licenciatura em música pela Yaşar University em  İzmir, Turquia, onde estudou com Serdar Mamaç e Alexander Rudin.
Tem se apresentado em concertos a solo, de música de câmara e de orquestra com a İzmir State Opera and Ballet, Camerata İzmir, Yaşar Chamber Orchestra, Turkish National Youth Philharmonic Orchestra, Ege Art Symphonic Orchestra, Kopuz Chamber Orchestra e Olten Philharmonic Orchestra.
Foi 1º solista no naipe de violoncelos da  Muğla Symphonic Orchestra em Muğla, Turquia, até partir para começar os seus estudos de Mestrado no Porto.
Em 2018, obteve o 3o prémio no nível superior de violoncelo na 19ª edição do Concurso Internacional Cidade do Fundão.
Tem participado em várias masterclasses com músicos tais como Ruşen Güneş, Jeroen Den Herder, Jiyeon Kim, Bettina Hoffmann e Julian Lloyd Weber.
Actualmente continua os seus estudos de Mestrado na ESMAE, na classe do Prof. Jed Barahal.

Christina Margotto . Piano
Em Portugal desde 1988 é Bacharel pela Faculdade de Artes Santa Marcelina São Paulo BR, Licenciada em Piano de acompanhamento pela ESMAE Porto e Master em Musicoterapia pela Universidade de Estremadura em Badajoz Como pianista conta com apresentações como solista e camerista no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Bélgica. Mantém um duo há 24 anos com o violoncelista Jed Barahal e conta com 1ª audição de várias obras em Portugal e no estrangeiro. Em 2013 criou o grupo Toy Ensemble e tem realizado apresentações em importantes festivais e em  digressões no Brasil e USA. O seu trabalho como divulgadora da música portuguesa mereceu por diversas vezes o apoio da DGartes/ Ministério da Cultura, Instituto Camões, Fundação C. Gulbenkian, Antena2, e Delegação de Cultura do Norte. Realizou diversas gravações para a RTP e Antena2, e em CD a obra completa para violoncelo e piano de F. Lopes Graça, e a Sonata de L. Freitas Branco (2006 Numérica), Concerto de Carlos Seixas (Orq. Raízes Ibéricas, 2011 NUM). Melodias Rústicas Portuguesas de Lopes Graça (1º e 3º cadernos, 2011.Coriolan FR). Integra o quadro de professores da Escola Conservatório de Música do Porto.



 

 


voltar